Direito Constitucional do Cespe, esaf para o INSS
01 - (ESAF/AFCE/TCU/99) - Assinale a opção correta:
a) A reforma constitucional, no sistema constitucional brasileiro, não conhece limites materiais.
b) Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, existem normas de hierarquia diferenciada na Constituição.
c) Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, os princípios gravados com cláusula pétrea devem ser interpretados de forma tão estrita que a simples alteração de sua expressão literal, mediante emenda, pode significar uma violação da Constituição.
d) Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, as cláusulas pétreas protegem direitos e garantias individuais que não integram expressamente o capítulo relativo aos direitos individuais.
e) Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, as disposições constitucionais transitórias não são modificáveis mediante emenda constitucional.
02 - (ESAF/AFCE/TCU/99) - Assinale a opção correta:
a) A decisão final de mérito proferida pelo Supremo Tribunal Federal em sede de controle abstrato de normas tem eficácia ex nunc, necessariamente.
b) A liminar concedida em ação direta de inconstitucionalidade pode ter eficácia ex nunc ou ex tunc.
c) Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, compete ao Tribunal, em sede de controle abstrato de normas, declarar a inconstitucionalidade e não a constitucionalidade de norma impugnada.
d) A eficácia jurídica da decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal, em sede de controle incidental, está condicionada à suspensão de execução da lei pelo Senado Federal.
e) Contra decisão proferida pelo Tribunal de Justiça, em processo de controle abstrato de normas do direito estadual, não cabe recurso extraordinário.
03 - (ESAF/AFCE/TCU/99) - Assinale a opção correta:
a) No contexto de sua autonomia, os Estados-membros estão impedidos de instituir um regime parlamentar de Governo.
b) Os Estados podem instituir uma Corte Constitucional com poderes para julgar as questões constitucionais, especialmente a ação direta de inconstitucionalidade.
c) A Constituição estadual pode estabelecer que a representação interventiva, no plano estadual, deverá ser proposta pelo Procurador-Geral ou Advogado-Geral do Estado.
d) É legítima previsão constitucional que condicione a nomeação ou a destituição de Secretários estaduais à aprovação da Assembléia Legislativa.
e) Os Estados-membros não estão impedidos de constituir um sistema legislativo bicameral.
04 - (ESAF/AFCE/TCU/99) - Assinale a opção correta:
a) É legítimo o provimento de cargos públicos, mediante aproveitamento, transformação, acesso ou ascensão funcional.
b) O direito de greve do servidor público será exercido nos termos previstos em lei complementar.
c) Nos termos da Constituição, a estabilidade no cargo adquire-se após dois anos de efetivo exercício.
d) A disponibilidade do servidor público dar-se-á com proventos integrais.
e) O servidor estável poderá perder o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado, mediante processo administrativo, no qual se lhe assegure ampla defesa ou mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma da lei complementar, assegurada ampla defesa.
Gabarito:
1 D
2 B
3 A
4 E
Nenhum comentário:
Postar um comentário